quinta-feira, 8 de abril de 2010

A proposta do Ecominhocário significa para nós uma atitude de responsabilidade. Representa uma escolha consciente de fazer o que esta ao nosso alcance para mudar os hábitos insustentáveis que hoje colocam em xeque nossa própria existência. Na medida em que começamos a nos ver como parte do problema, podemos perceber que também somos parte da solução.

Neste sentido, o Ecominhocário tem como proposta aproximar nosso cotidiano aos ciclos que vem sustentando a vida neste planeta. Mais especificamente estaremos falando de um destes ciclos, o da ciclagem da matéria orgânica. A Comlurb da cidade do Rio de Janeiro recolhe diariamente 8.800 toneladas de resíduos. Deste total cerca de 53% são classificados como orgânicos, ou seja, restos de alimentos domésticos ou comerciais, folhas e galhos de árvores oriundos da varrição de rua ou poda das árvores. A média por habitante carioca é de 1,5 Kg/hab/dia uma das maiores do Brasil que tem como media nacional 0,88 kg/hab/dia.

No RJ, todo este lixo produzido, o orgânico e o inorgânico, têm duas destinações finais principais. O aterro sanitário de Gramacho e o CTR (Centro de Tratamento de Resíduos) em Nova Iguaçu. Mesmo com todos os esforços governamentais de melhoria desta infra-estrutura, é evidente que este sistema de gerenciamento de resíduos é totalmente insustentável e a cada dia demonstra seus limites.

Nós do Ecominhocário entendemos que a responsabilidade de melhorar este sistema não pode ser só do governo ou das autoridades competentes, mas que todos precisamos participar e agir. Esta ação individual pode servir de exemplo e acreditamos que sendo exemplo estamos educando. Para nós, parte do problema esta alicerçado em uma herança cultural que temos e reproduzimos de não ter nosso discurso coerente com nossa ação no mundo.

Esta incoerência não é educativa e nem pode se sustentar numa sociedade que percebe a necessidade de transição cultural de muitos de seus hábitos. Percebemos que eles criam cada vez menos possibilidades e oportunidades de mudança das causas e conseqüências negativas do sistema socioeconômico em que vivemos.

Portanto, como um convite propositivo e uma sugestão de atitude concreta estamos disponibilizando o Ecominhocário. Ele consiste num sistema em escala doméstica de reciclagem dos resíduos orgânicos através da ação das minhocas. É desenhado para apartamentos e casas possuindo dois tamanhos principais, para duas e para quatro pessoas. Nele você poderá reciclar seus resíduos orgânicos produzindo húmus, que poderá ser usado em suas plantas ou jardins.

Simultaneamente você estará, dentro de suas possibilidades de ação como individuo, diminuindo sua contribuição a um sistema de gerenciamento de resíduos quase em colapso. A prefeitura ganha, suas plantas ganham e você ganha ao se aproximar e se responsabilizar um pouco mais pelo que sua própria vida e escolhas de consumo geram e por oferecer um exemplo coerente e concreto a quem convive contigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário